FANDOM

Disciplina é o termo usado para um dos poderes sobrenaturais dos Cainitas. A origem das Disciplinas é desconhecida, mas muitos acreditam que eles são presentes de Caim, ou Lilith, e pensa-se que cada um dos 13 Antediluvianos inventou uma Disciplina única que foi passada para suas crias através do abraço. Há dezessete principais Disciplinas que são bem conhecidas e relativamente comuns, mas há também uma variedade de disciplinas, praticadas por “bloodlines” vampiros de sangue fino.

Além de sua imortalidade, capacidade de curar, e capacidade de melhorar suas capacidades físicas através do consumo de seu sangue, as disciplinas são o que concede aos Cainitas seu poder sobrenatural e permitir-lhes participar na Jyhad. Formação em cada Disciplina fornece vários poderes relacionados, tais como sentidos sobre-humanos, habilidades “shapeshifting” e influência sobre as mentes dos outros.

Três Disciplinas - Rapidez Fortitude e Potência - são comumente chamados de disciplinas físicas, porque eles aumentam diretamente as capacidades físicas de um vampiro A Rapidez aumenta o número de ações que um personagem pode fazer por turno, gastando sangue; a Fortitude acrescenta resistencia a danos, e Potência concede força sobrenatural.

Cainitas de sétima geração ou menor podem aprender Disciplinas Avançadas, aumentando os níveis de potência dos poderes Disciplinas avançadas fornece aos anciãos uma grande vantagem sobre Cainitas maior geração, mas também atrai os vampiros mais jovens a cometer diablerie.

Existem as Disciplinas “Combo”, que são a quebra das cadeias típicas de poderes separados que combinam duas ou três disciplinas de vários níveis para criar um poder especializado. Elas são bastante raras e geralmente deve ser ensinado por alguém que já conhece o poder, mas são populares porque muitas vezes eles acrescentar versatilidade de Disciplinas que um vampiro possui.

Aqui estao denotadas as disicplinas mais comuns, dessa forma, para maioes informacoes sobre outras disciplinas nao demarcadas aqui, procurar pela GM/RP staff para maiores informacoes.

a. Disciplinas por Clã

Cada clã tem três Disciplinas passadas pelo sangue não necessitam de treinamento para aprender. Muitos clãs também têm Disciplinas específicas que não são muito conhecidos fora do seu clã e por vezes são cuidadosamente guardado, mas isso varia de clã para clã. Disciplinas específicas não são comuns na Camarilla, que é em grande parte uma questão de história revisionista; vampiros da Camarilla são os personagens padrão para VTM e a maioria das suas disciplinas são poderes clássicos vampírica. Por outro lado, o Sabbat e os Independentes têm poderes que não fazem parte da literatura de vampiros tradicionais e foram introduzidos mais tarde.

b. As Oito Disciplinas Básicas
1. Animalismo: A disciplina que permite ao usuário se comunicar com os animais de todos os tamanhos.
2. Auspícios: A disciplina dos sentidos e da percepção sobrenatural estendida.
3. Rapidez: A disciplina de velocidade sobrenatural do movimento.
4. Dominação: A disciplina de controle da mente e de comando.
5. Fortitude: A disciplina de resistência sobrenaturais.
6. Ofuscação: A disciplina de ocultação pessoal.
7. Potência: A disciplina da força física sobrenatural.
8. Presença: A disciplina de encanto e atração sobrenatural.

c. Disciplinas específicas únicas para Clas

1. Quimerismo: possuída apenas pelo clã Ravnos.
2. Demência: possuída por clã Malkavian antes da Convenção de espinhos e depois de 1997. Durante o tempo entre eles, a disciplina era possuída unicamente pelo antitribu Malkavian. Malkavianos durante esse período de tempo possuíam Dominação em seu lugar.
3. Necromancia: possuída pelo clã Giovanni e os Precursores do Ódio e Bloodlines Nagaraja. Antigamente, Necromancia era possuída pelo Giovanni e a Linhagem Kiasyd. Variações, como Necromancia Vodu são manisfestadas entre os Samedi e os Serpentes de Luz. Mortis foi o precursor da necromancia na idade das trevas, praticada pelos Capadocios.
4. Tenebrosidade, possuída por Lasombra Clan, o Lasombra antitribu ea Linhagem Kiasyd.
5. Metamorfose, praticada pelos Gangrel, bem como por todas as linhagens formadas a partir dessa. Também possuída pela Bloodline Setita conhecida como o Tlacique.
6. Quietus, possuída por todas as castas do clã Assamita.
7. Serpentis, possuída pelo Seguidores de Set (Setitas), assim como pelas seguintes linhagens: Warrior Setitas, Daitya e o "Setita antitribu", conhecidos como os Serpentes da Luz.
8. Taumaturgia, possuída apenas pelo clã Tremere. Enquanto diferentes "escolas" de magia do sangue existem, apenas a Magia de Sangue Hermética é chamada tecnicamente de Taumaturgia, como as outras têm seus próprios nomes.
9. Vicissitude, possuída apenas pelo clã Tzimisce, no entanto, existem algumas informações que mostram Vicissitude como sendo fácil de aprender fora do clã que todas as demais, devido a um suposto 'vírus' inerente ao sangue Tzimisce.

d. Disciplinas praticadas apenas por Bloodlines

1. Daimoinon: uma disciplina Infernal possuído pela Bloodline conhecido como o Baali.
2. Dur-An-Ki: originalmente chamado apenas de Feitiçaria Assamita, é uma forma bizarra de magia de sangue praticada pelos “magos” do Clã Assamita. Esta escola de magia do sangue não é exclusiva para eles.
3. Vôo: é uma "Disciplina" que apenas a Bloodline Gargoyles possui.
4. Melpominee: a Disciplina de distorção sonora é praticada pela Bloodline estranha, as Filhas da Cacofonia.
5. Mytherceria: uma disciplina engimatica praticada pela Bloodline Kiasyd.
6. Obeah: a Disciplina concebida para ajudar a linhagem Salubri com a cura.
7. Sanguinus; uma Disciplina nojenta praticado pela Bloodline conhecidas como os Irmãos de Sangue.
8. Temporis: uma disciplina para distorção do tempo (viagems no tempo), praticada pela Bloodline rara, conhecida como “True”Brujah.
9. Tanatologia: uma disciplina, quase Necromantica praticada pela Bloodline Samedi.
10. Valeren: uma disciplina que modifica os efeitos de Obeah para que esta se adeque para o combate. Utilizada pelos Salubri antitribu.
11. Visceratika: possuída apenas pela Bloodline Gargoyles.

e. Disciplinas que não são inerentes a qualquer clã ou linhagem.

1. Akhu: também conhecida como Feitiçaria Setita, é uma marca da magia do sangue praticada pelos Seguidores de Set, mas não é inerente ao seu sangue.
2. Bardo: disciplina ensinada aos membros dos Filhos de Osíris
3. Taumaturgia Negra: é uma disciplina Infernal concedida a Vampiros por Demônios, em troca do que resta da sua já condenado almas.
4. Koldun: praticantes Feitiçaria Koldúnica são exclusivamente os membros do Clã Tzimisce e são extremamente antigos ou extremamente jovens.Como tal, eles também são extremamente raros.
5. Nahuallotl: uma escola de magia do sangue inquietante que toma grande parte de antigas práticas asteca e maia. Esta disciplina é quase completamente desconhecida, assim como seus praticantes, o Tlacique.
6. Sadhana: uma escola indígena com base da magia do sangue, praticada principalmente pelas Bloodline Setita conhecida como o Daitya, embora não haja nenhuma razão para que um número razoável de Ravnos indianos não conheçam também esta Disciplina.
7. Wanga é uma escola vodu de magia do sangue que em grande parte transpõem as fronteiras entre a Necromancia e Taumaturgia. É principalmente praticada pelos Serpentes da Luz e poucs Samedi

f. Disciplinas personalizads
1. Canalização: uma disciplina possuía apenas pela Ferals, uma linhagem dos Gangrel, que permite ao Cainita crescer e fortalecer a conexão dos vampiros à Besta e os animais dos outros.
2. Ignorância Muraqaba: um "livro" de Disciplina em meditação, praticada pela seita Ashirra; único entre as disciplinas, em que cada etapa deve ser praticada, a fim de ativar níveis mais elevados.